sábado, 30 de novembro de 2013

Arroz e feijão

(Nutricionista)

Comer arroz e feijão traz inúmeros benefícios para a saúde. A dupla atuando em conjunto completam-se em relação aos nutrientes. As vitaminas que faltam no arroz, sobram no feijão e vive-versa.
Quando come-se arroz e feijão num mesmo prato isso equivale a uma porção de carne, visto que a quantidade de proteínas é a mesma. O consumo de arroz e feijão diariamente auxilia até mesmo no emagrecimento, se não forem consumidas quantidades exageradas.
A dupla fornece carboidratos, proteínas, sais minerais, vitaminas e fibras. Mas para uma dieta equilibrada não basta ter somente arroz e feijão no prato, é importante ter também carnes e saladas variadas.

Feijão sem Gases

publicidade
Para comer feijão sem se preocupar com o gases que ele pode causar, deve-se evitar comer a casca do grão, servindo-se apenas com o caldo do feijão.
Depois de pronto, passe o feijão por uma peneira e esprema de forma que passe apenas o caldo, assim aumenta-se a quantidade de feijão que se come com todos os seus benefícios nutricionais, sem permitir que ele provoque gases.
O feijão pode ser oferecido desta maneira até para os bebês com mais de 7 meses, que já tenham iniciado a alimentação diversificada. Basta adicioná-lo à papinha já preparada.
Outra boa dica é deixar o feijão de molho por cerca de 12 horas e cozinhá-lo com esta mesma água, deixando-o ficar bem macio antes de comer, pois o amido mal cozido também pode causar gases.
Recomenda-se os mesmos cuidados com todos os grãos com casca como grão de bico, ervilha e lentilha.

Por que o feijão causa gases?

O feijão causa gases porque ele possui carboidratos como oligossacarídeos e fitatos que não são devidamente digeridos no corpo humano devido a falta de enzimas específicas para digerí-los. Assim o feijão fermenta no sistema digestivo devido a ação de bactérias intestinais provocando gases.

Coentro para evitar gases

(Nutricionista)
A tintura feita com coentro é um ótimo e eficiente remédio caseiro para evitar gases.

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de sementes secas de coentro
  • 1 xícara (chá) de álcool de cereais a 60%.

Modo de preparo

Adicione as sementes de coentro na xícara com álcool e deixar de molho por 5 dias. Esse processo chama-se maceração, e permite que sejam extraídos a maior quantidade de nutrientes e sabor das sementes de coentro.
Depois do tempo determinado, a mistura deve ser coada e com um contador de gotas, deve-se adicionar 20 gotas deste remédio caseiro em um copo com água (200 ml) e tomar 1 vez por dia.
Para diminuir o excesso de gases também é recomendado praticar atividades físicas e ter uma dieta variada e equilibrada, pois essas medidas auxiliam o funcionamento do intestino deixando o bolo fecal mais macio, sendo eliminado mais rápido e juntamente com ele os gases.

Alimentos que causam Gases

(Nutricionista)
Alguns alimentos causam mais gases porque fermentam mais durante a digestão, provocando assim muito incômodo. Alguns exemplos de alimentos que podem causar gases são:
  • Repolho, brócolis, couve-flor
  • Grão de bico, ervilhas, lentilha
  • Feijão, batata doce, iogurte e ovos
Evitar o consumo desses alimentos pode ajudar a diminuir os gases e, até mesmo, as cólicas nos bebês. Apesar disso, é muito pessoal a intolerância do intestino a esses alimentos, não sendo por isso uma ciência exata.
A lista acima só pode ser citada porque aqueles alimentos possuem uma quantidade de fibras e carboidratos que têm uma maior tendência para provocar gases.

Remédio para gases

Existem soluções naturais, como o remédio caseiro para gases, que é muito eficiente. Basta tomar um chá de funcho com erva cidreira, várias vezes ao dia. Para preparar o chá, basta adicionar 1 colher de cada erva numa xícara com água quente e tomar morno, após coar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário